qual idade Certa para colocar o filho na escola?

Qual idade ideal para colocar filho na escola? Descubra!

Na medida em que as crianças crescem, crescem também as preocupações e surgem algumas dúvidas em relação à ensino dos filhos.

Entre as diferentes inseguranças dos pais, uma delas é: “qual a idade ideal para colocar o rebento na escola?”

Se essa incerteza já passou pela sua cabeça e você não sabe a resposta, nós vamos te ajudar!

Para respondê-la, é preciso considerar diversas questões, porquê o estilo de vida da família, trabalho dos pais, entre outras.

Quer desvendar qual a idade ideal para colocar o rebento na escola considerando tudo o que está envolvido nessa questão?

Portanto vem com a gente!

Qual idade ideal para colocar rebento na escola?

A idade ideal para colocar o rebento na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização.

Entretanto, isso não significa que se você colocar o rebento antes ou depois deste período na escola estará falso. Pelo contrário!

Isso porque é preciso considerar várias questões sobre o tópico, porquê a estrutura que a menino tem em morada, se os pais trabalham fora, se ele recebe bastante incitação em morada, entre várias outras coisas.

Por exemplo, se a menino tem outros irmãos pequenos que ficam em morada no mesmo período e uma pessoa para cuidar, ele já está aprendendo a socializar, de certa forma.

Neste caso, a família pode preferir deixá-lo em morada até que chegue o momento de ir para a escola.

Agora, se os pais trabalham durante o dia, talvez a melhor opção seja colocá-lo em uma escola, na qual ele será estimulado desde cedo.

– Há alguma lei sobre o tópico?

Sim! A Lei 12.796/2013 estabelece que as crianças devem ser matriculadas na escola a partir dos 4 anos de idade.

Ensino domiciliar ou escola?

Novamente, essa é uma questão que depende do estilo de vida dos pais e de porquê cada família prefere educar seus filhos.

O ensino domiciliar já é adotado em muitos países e, com a pandemia, passou a ser adotado ainda mais em alguns lugares.

Entretanto, a motivo possui defensores e críticos e a gente sabe que não são todas as famílias que conseguem adotar oriente método.

Por fim, é necessário dedicação totalidade dos pais para que a ensino seja feita em morada.

Se o ensino domiciliar for a opção escolhida pela família, vale lembrar que é necessário que a socialização também esteja incluída no planejamento educacional, seja por meio de aulas de música, teatro ou outras atividades extracurriculares.

Já falamos sobre ensino domiciliar cá no blog, no texto: O que é Homeschooling: Saiba porquê funciona, os prós e os contras. Não deixe de conferir!

A valimento da escola para o desenvolvimento das crianças

Uma vez que falamos anteriormente, a escola ajuda na socialização da menino, mas esse não é o único motivo que a torna importante.

O objetivo da ensino infantil é que a menino aprenda desenvolver habilidades fundamentais além de melhorar suas capacidades cognitivas e motoras.

Trabalhando de forma lúdica, a menino aprimora suas capacidades linguísticas, melhora a sua capacidade de foco, seu tino moral e aprende diversas outras habilidades.

A primeira puerícia – que vai até os 6 anos de idade – é a base do desenvolvimento e contém aprendizados que serão levados para a vida toda.

Na escola, a menino convive com outros alunos e aos poucos vai trabalhando também o seu emocional, aprendendo a compartilhar, fazer escolhas, resolver conflitos, etc.

O que levar em consideração para escolher uma escola para os filhos?

Qual idade ideal para colocar filho na escola creche

Depois de saber qual a idade ideal para colocar o rebento na escola, tem outra incerteza que surge na cabeça dos pais: por fim, qual a escola ideal?

O primeiro passo é escolher uma escola que esteja de convénio com os valores que os pais acreditam ser essenciais na formação dos pequenos.

A estrutura da escola é importante, mas não é tudo. Por isso, considere também a formação dos funcionários que trabalham lá, a confiabilidade da instituição, o método e os projetos pedagógicos do lugar.

Ao saber a escola, você precisa sentir crédito nas pessoas e no lugar. Deixe-se guiar pela percepção, mas também pesquise com outros pais, vá em procura de opiniões e procure saber muito o lugar antes de tomar uma decisão.

Algumas escolas oferecem métodos de ensino diferentes do tradicional, porquê o Montessoriano, Construtivista, Waldorf, entre outros.

Vale pesquisar mais sobre cada um deles!

O que esperar de uma boa escola?

É muito importante que a escola veja o aluno porquê um sujeito, que tenha um tratamento humanizado, no qual a menino não é somente mais um número.

Deve possuir reverência pelo aluno, reverência pelas diferenças e ser um lugar onde a menino possa se sentir acolhida.

De convénio com a Organização das Nações Unidas para a Ensino, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma boa escola deve possuir as seguintes características:

  • clima favorável à aprendizagem;
  • professores e gestores que são líderes animadores;
  • onde predomina a cultura de silêncio;
  • presença de bom currículo.

Uma vez que podemos te ajudar?

A Todolivro valoriza a ensino supra de tudo! Por isso, todos os nossos livros trazem a ensino porquê pilar principal.

Independente de serem livros de histórias ou atividades, todos eles têm em geral o aprendizagem.

Tanto para crianças quanto para professores, nós preparamos a coleção Escolinha Todolivro, que funciona porquê um complemento e aprimoramento das habilidades de aprendizagem inicial.

Temos também os materiais para apoio escolar, porquê o atlas geográfico, dicionários, tábua periódica e muito mais!

Tudo isso para aprender em morada ou mesmo levar para a escola, e aprender de forma divertida e lúdica!

Desfecho

Vimos que a resposta para a incerteza “qual a idade ideal para colocar os filhos na escola” não é tão fácil assim e depende de cada família.

Se formos considerar a idade de socialização da menino, de dois a três anos e meio é o período ideal, mas também existem outras questões, porquê a estrutura da família, o incitação que ela recebe em morada, entre outras.

E não é uma decisão fácil, por fim, estamos falando do porvir dos seus filhos, não é mesmo?

Para tomar uma decisão é importante levar tudo isso em conta, mas com toda a certeza, os pais e cuidadores são as melhores pessoas para fazer essa escolha!

E se você se interessa por questões educacionais, aproveite para conferir também: Conheça 9 dicas de porquê ajudar o seu rebento a estudar

 

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário