O que é gestão pedagógica? Veja a importância e como fazer!

O que é gestão pedagógica? Veja a importância e como fazer!

O que é gestão pedagógica? Veja a importância e como fazer!. A gestão pedagógica é um processo extremamente importante para garantir a melhoria contínua do ensino e o engajamento de todos os agentes da educação.

Uma instituição com planejamento pedagógico eficiente consegue direcionar melhor seus docentes para os objetivos educacionais desejados. Mas, como estamos falando de organizações vivas, com propostas, ideais, metodologias e metas diferentes, a gestão pedagógica, acima de tudo, precisa ser personalizada e flexível.

Hoje, a resiliência dos processos se provou benéfica em todos os nichos e portes de empresas, principalmente no período pandêmico e depois dele. A ideia de se adaptar rapidamente às oportunidades e ameaças é um dos maiores diferenciais no cenário atual.

Ao desenvolver uma gestão pedagógica flexível e adaptada às demandas da instituição, os gestores conseguem acessar essa e outras vantagens, tanto no quesito potencial competitivo quanto na performance de professores e alunos.

O objetivo deste artigo é listar os benefícios, explicar como funciona a gestão pedagógica, quais seus objetivos e pilares. Fique até o final para ter acesso ao passo a passo de como desenvolver seu gerenciamento com ferramentas e estratégias simples e efetivas.

Boa leitura!

O que é gestão pedagógica? Veja a importância e como fazer!

O que é gestão pedagógica?

Gestão pedagógica é o conjunto de práticas, estratégias e ferramentas utilizadas para que professores e alunos consigam caminhar pelo processo de aprendizagem e atinjam as  metas determinadas pelo plano pedagógico.

Para isso, é esta área que se responsabiliza pelo desenvolvimento da proposta e do planejamento pedagógico.

Na rotina educacional, cabe, portanto, à gestão pedagógica administrar e gerenciar a atuação dos docentes e a performance dos alunos. Trabalhando, portanto, para planejar e aplicar metodologias de ensino e fixar metas de aprendizado. 

Diretor e gestor pedagógico também trabalham ativamente na construção do planejamento pedagógico e na organização da proposta pedagógica, colaborativamente com os docentes da instituição.

Por fim, é de responsabilidade da gestão pedagógica o gerenciamento do currículo escolar, a proposição e o fomento de atividades educacionais, além da certificação de que os professores conheçam as diretrizes para alcançar as metas propostas.

Ou seja, a gestão pedagógica é a responsável por tornar praticáveis os diversos projetos e planejamentos da instituição.

Qual é a relação entre a gestão pedagógica e os pilares da gestão escolar?

Como você já deve ter notado, a gestão pedagógica é um braço fundamental da gestão escolar, assim como as gestões:

  • financeira;
  • de comunicação;
  • administrativa;
  • de pessoas;
  • de tempo e eficiência dos processos.

Juntas, elas formam os 6 pilares da gestão escolar. 

Mas e na prática? Qual o objetivo de implementar a gestão pedagógica?

O que é gestão pedagógica? Veja a importância e como fazer!

Qual o objetivo da gestão pedagógica?

O principal objetivo da gestão pedagógica é garantir que a instituição terá os melhores resultados em suas estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem. Operando, para isso, como um direcionador para as práticas educacionais.

Como consequência, é também responsável por garantir a conformidade dos planos de aula, com as recomendações e diretrizes internas e externas. E, para colocar isso tudo em prática, é desenvolvido o Projeto Político Pedagógico (PPP).

Mas, para compreender exatamente todos os objetivos da gestão pedagógica, precisamos separar o setor em partes operacionais. Alguns estudiosos chamam de áreas e outros de pilares da gestão pedagógica. Confira abaixo quais são eles e o objetivo de cada um.

Áreas ou pilares da gestão pedagógica

O primeiro pilar da gestão pedagógica é o curricular. Na prática, o gestor, diretor e possíveis docentes estabelecem as diretrizes curriculares e as metodologias de aprendizagem que serão aplicadas.

Com o estudo adequado e o levantamento da demanda dos alunos e professores, o PPP é construído de maneira mais fácil e alinhada com os objetivos da instituição.

  • Gestão da ação docente

Também faz parte da gestão pedagógica o gerenciamento e monitoramento dos docentes. Neste sentido, é preciso comunicá-los sobre as metas traçadas, os objetivos e as metodologias pretendidas.

Adicionalmente, vale colher feedbacks para tornar a gestão mais rica e capacitar os professores para que eles consigam percorrer o caminho esperado. 

O pilar da gestão de patrimônio está relacionado ao investimento em tecnologia, materiais e infraestrutura necessários para que o planejamento pedagógico seja colocado em prática. 

Vale citar que esta etapa não é independente, afinal, na gestão escolar, existe o pilar do financeiro, que recebe as demandas de cada setor e realiza o planejamento específico de investimento.

Cabe à gestão pedagógica, no entanto, incluir em seu plano de ação as necessidades para atingir os objetivos traçados e mandá-lo para análise e aprovação.

Este é, talvez, um dos pilares mais estratégicos da gestão pedagógica. Afinal, é nesta etapa que a performance dos alunos e dos docentes será, realmente, analisada. Para isso, deve-se utilizar métricas, avaliações, pesquisas, trabalhos, testes etc.

Caso as práticas não estejam no caminho adequado, cabe à gestão ajustar as velas, realinhar as expectativas ou alterar os meios, as metodologias e a infraestrutura para que as metas sejam batidas ao final do período estipulado.

É desta forma que as instituições de ensino podem desenvolver uma cultura de melhoria contínua, ouvindo e observando a comunidade discente e seus colaboradores.

Importante mencionar que, assim como o planejamento pedagógico, a gestão não precisa seguir um script, tampouco uma fórmula mágica de eficiência. Para ter sucesso neste processo, a escola deve identificar suas peculiaridades, possibilidades e demandas e adaptar as boas práticas de gestão pedagógica para sua instituição.

É exatamente isso que abordaremos no tópico seguinte!

Como fazer a gestão pedagógica?

A gestão pedagógica deve acompanhar a visão desenvolvida pela empresa para o gerenciamento escolar como um todo. Por exemplo, se o tipo escolhido for democrático e participativo, o planejamento pedagógico deve ser construído em equipe, com a inclusão de docentes, gestores e até mesmo alunos e responsáveis.

Se a escolha for por uma gestão burocrática e centralizada, o poder de decisão fica exclusivamente nas mãos do diretor e da coordenação pedagógica. Portanto, antes de descobrir como fazer a gestão pedagógica, é preciso identificar qual a visão de gerenciamento seguida pela instituição.

Posto isso, vamos às etapas fundamentais de toda gestão pedagógica!

  • Compreensão das possibilidades e demandas da instituição e da sociedade docente

O primeiro passo para ganhar efetividade na gestão pedagógica é compreender o cenário no qual a instituição está inserida. Estamos falando tanto das demandas dos alunos e professores, quanto das reais possibilidades gerenciais, administrativas, estruturais e financeiras da escola.

Por exemplo, não faz sentido inserir na gestão pedagógica a metodologia do ensino híbrido, se os colaboradores não possuem capacitação para operar ferramentas tecnológicas e os alunos não têm acesso à estrutura básica para acompanhar esta implantação.

A escola, portanto, precisa ser realista e escalar seus objetivos conforme as possibilidades.

  • Desenvolvimento do planejamento pedagógico

O segundo passo é o planejamento pedagógico, que normatiza: objetivos, metas, estratégias, metodologias, ferramentas e indicadores pedagógicos que serão utilizados. Na prática, um bom plano deve conter:

  • normas da instituição;
  • diretrizes educacionais;
  • objetivos de cada série, área ou ciclo;
  • conteúdo/currículo;
  • cronograma/calendário;
  • estratégias;
  • métodos de avaliação;
  • recursos disponíveis e necessários;
  • plano de ação.

Finalizado o planejamento pedagógico, é hora de colocar a mão na massa!

  • Acompanhamento das métricas e indicadores de performance

Um dos passos mais importantes da gestão pedagógica é o acompanhamento. Para fazê-lo, o gestor e os docentes devem ficar atentos às métricas e indicadores de performance, além dos resultados das avaliações, trabalhos e demais atividades propostas.

É nesta etapa que os gargalos e ineficiências da gestão ou do planejamento podem ficar mais evidentes. Para ter uma resposta rápida e readequar as estratégias, o gerenciamento precisa ser flexível e o monitoramento realizado com regularidade.

Dica de ouro para tornar o gerenciamento pedagógico mais eficiente: utilize a tecnologia como aliada

Hoje, existe uma infinidade de ferramentas tecnológicas que otimizam os processos de ensino, aprendizagem, monitoramento e gerenciamento. Algumas delas podem automatizar práticas burocráticas e repetitivas, como preencher notas e desenvolver provas e atividades personalizadas.

Outras facilitam a implantação de metodologias educacionais modernas, como a sala de aula invertida, o ensino híbrido etc. Ah! Sem contar que a construção do planejamento pedagógico também poder facilitar com o uso correto da tecnologia.

Algumas instituições acessam dashboards do Google Workspace, por exemplo, para acompanhar o desempenho de professores e alunos. E, inclusive, utilizam as soluções de comunicação da plataforma para compartilhar as diretrizes e boas práticas de gestão pedagógica com todos os agentes envolvidos.

Você ainda não conhece o Google Workspace para Educação?

Então, vamos resolver isso agora mesmo. Ele é um pacote de ferramentas que a Google desenvolveu com o objetivo de oferecer às instituições de ensino uma série de facilidades tecnológicas.

A plataforma possui ferramentas de gestão, comunicação, criação e colaboração. Todas visando facilitar a rotina de alunos, professores e gestores pedagógicos.

Algumas das ferramentas que fazem parte do Google Workspace são:

  • Gmail;
  • Dirigir;
  • Criação (Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e My Maps);
  • Conheça ;
  • Bater papo;
  • Jamboard;
  • Agenda;
  • Grupos;
  • Sala de aula .

Dê início a transformação digital na sua instituição e obtenha a melhor performance que sua equipe é capaz de alcançar com a ajuda da Safetec! 

A Safetec Educação é uma empresa de consultoria em tecnologia em nuvem que tem apresentado grande sucesso na implantação da transformação digital educacional em instituições de ensino.

Empregue também em sua escola os softwares que já estão ajudando 80 milhões de estudantes ao redor do mundo a se desenvolver com muito mais engajamento, criatividade e aproveitamento.

Ficou interessado? Então, clique aqui e conheça a Safetec Educação.

 

Tags:

Sobre o Autor