Google Planilhas como usar

como usar + principais recursos

Já pensou em usar o Google Planilhas na ensino? Essa é uma utensílio desenvolvida pelo Google, que permite a geração e edição de planilhas online, possibilitando que os usuários criem, armazenem e compartilhem arquivos com outras pessoas em tempo real.

Ela é extremamente útil no contexto educativo, pois os professores podem gerar planilhas de notas e registros de presença, por exemplo. Outrossim, é uma supimpa opção para propor atividades e exercícios para os alunos.

Uma das suas principais vantagens é a acessibilidade. Uma vez que ela é baseada na nuvem, os alunos podem acessá-la de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenham uma conexão com a internet.

Isso significa que os professores podem gerar e compartilhar planilhas com os estudantes, propiciando uma colaboração mais efetiva e fácil. Com isso em mente, vamos mostrar uma vez que a utensílio pode ser útil para as escolas. Boa leitura!

O que é o Google Planilhas (Google Sheets)?

O Google Planilhas é uma utensílio de planilhas eletrônicas, desenvolvida pelo Google. É bastante semelhante ao Microsoft Excel, mas com a diferença de ser baseada na nuvem e oferecer recursos de colaboração em tempo real, de modo que os usuários trabalhem em conjunto em uma mesma planilha ao mesmo tempo.

A utensílio traz diversas opções de formatação, cálculos automáticos, gráficos e tabelas dinâmicas, o que facilita a geração de planilhas personalizadas de congraçamento com as necessidades de cada usuário.

Por se  basear na nuvem, pode-se acessá-la de qualquer lugar, desde que você tenha uma conta no Google e conexão com a internet. E isso vem fazendo com que cada vez mais escolas a utilizem no dia a dia.

Uma vez que funciona o Google Planilhas?

O Google Planilhas funciona uma vez que uma utensílio de planilhas eletrônicas baseada na nuvem, sendo que, para usá-la, é necessário ter uma conta do Google. O aproximação se dá através do navegador web, por meio de um dispositivo traste, notebook ou PC, sendo que o funcionamento é similar ao Microsoft Excel.

Ao transfixar a utensílio, você é apresentado a uma planilha em branco, que pode ser preenchida com dados e informações. E isso abre um leque de alternativas para serem utilizadas.

Para exemplificar, é verosímil lançar notas e faltas, fazer planilhas de controle financeiro da escola, gerenciar os horários, gerar tabelas e gráficos e inúmeras outras possibilidades, o que a torna muito encantador para ser utilizada na ensino.

Leia também:

Qual a diferença entre Google Planilhas e Excel?

O Google Planilhas e o Excel são ferramentas parecidas, mas há diferenças. O Excel ao instalar no computador, ao passo que o Google Planilhas é fica na nuvem e oferece recursos de colaboração em tempo real. Aliás, enquanto o Excel requer espaço físico no PC, o Google Planilhas não precisa.

Todavia, o Excel possui alguns recursos avançados de estudar   dados, pode se usar em um envolvente offline. por isso, ele pode ser mais indicado para situações que requerem um uso mais avançado de planilhas.

Além disso. No entanto, para controles mais simples e que exigem a colaboração em tempo real. Além disso. O Google Planilhas se torna mais indicado, uma vez que ele é fácil de usar e viabiliza a colaboração de vários usuários simultaneamente.

Quais os recursos do Google Planilhas?

São muitos os recursos oferecidos pelo Google Planilhas, sendo que os mais relevantes são:

  • formatação de células e planilhas, em  que os usuários personalizam o estilo, natividade, cor e tamanho das células;
  • fórmulas e funções para cálculos automáticos e estudo de dados;
  • gráficos e tabelas dinâmicas, gerando uma visualização dos dados de forma mais clara e compreensível;
  • colaboração em tempo real, na qual várias pessoas trabalham em uma mesma planilha ao mesmo tempo, independentemente de sua localização;
  • importação de dados de outras fontes ou exportação para outras ferramentas;
  • automação, evitando que seja necessário realizar tarefas repetitivas com o uso de macros e scripts.

Esses recursos tornam o Google Planilhas uma utensílio útil para gerenciar dados, gerar orçamentos e fazer registros de presença e notas. Além de oferecer uma maneira fácil e interativa de gerar atividades e exercícios para os alunos.

Uma vez que usar o Google Planilhas em escolas e faculdades?

O Google Planilhas pode ser usado em escolas e faculdades de inúmeras formas para melhorar o processo e deixar o envolvente ainda mais interativo. Além disso. Seus recursos são essenciais para planejar as aulas, organizar as informações, lançar as notas e faltas,  monitorar os processos e, ainda, gerar gráficos e tabelas.

Inferior, falaremos dos principais tipos de uso que pode se fezer.

Planejar aulas

Os professores podem usar o Google Planilhas para planejar as aulas e organizar o teor, criando um cronograma e listando as atividades e materiais necessários.

Enfim, uma vez que a utensílio é fácil de usar, fica muito mais simples organizar informações nela. Além disso. Inclusive deixando as células coloridas e de fácil visualização. E isso faz os professores superarem diversos desafios.

Organizar informações

O Google Planilhas na ensino pode ser usado para organizar informações importantes, uma vez que registros de presença, lista de alunos, horários de aulas e informações de contato.

Assim sendo, ele pode se usar não somente pelos professores, uma vez que também pela secretaria e tesouraria da escola. A termo de deixar os processos ainda mais práticos e eficientes.

Lançar notas e faltas

Com essa utensílio, os professores podem lançar notas e faltas dos alunos de forma organizada e fácil de gerenciar, evitando assim o uso de papéis e propiciando o aproximação de qualquer lugar.

Uma vez que resultado, os educadores podem se organizar melhor, ter mais tempo para indagar a situação de cada aluno. E com isso, melhorar a efetividade de cada um deles.

Monitorar projetos

Além disso. Outro uso muito interessante do Google Planilhas é para monitorar projetos de grupo, permitindo que os alunos compartilhem informações e atualizem o curso do trabalho em tempo real.

Assim, o professor tem um parâmetro muito mais efetivo ao seguir o curso de inúmeros grupos em sala de lição, e orientar os estudantes na medida do verosímil.

Produzir gráfico e tabelas

Por termo, e não menos importante, essa utensílio oferece recursos de gráficos e tabelas dinâmicas, possibilitando que os usuários visualizem dados e informações de forma mais clara e compreensível.

É bom para fazer apresentações e mostrar por meio de dados e informações de alguns trabalhos.

Além disso. De modo universal, essa é uma utensílio que pode se usar tanto em escolas quanto em universidades para melhorar o gerenciamento de dados. Organizar informações e deixar as atividades mais colaborativas.

Por fim,

E, se você deseja implementar o Google Planilhas na ensino e não sabe qual é a melhor maneira de se fazer isso, conheça a Safetec Educação e veja uma vez que nós podemos te ajudar.

 

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário