Enchentes: conceito, causas e soluções

 

Enchentes são eventos naturais que ocorrem quando a chuva ultrapassa o potencial de aspiração do solo ou a capacidade dos rios e córregos, inundando áreas em seu entorno.

Podem ser causadas por diversas condições, uma vez que chuvas intensas e prolongadas, marés altas, obstrução da chuva por lixo ou construções mal planejadas, entre outros fatores.

Enchentes urbanas e suas consequências

Esses fenômenos ocorrem majoritariamente no verão, estação de chuvas em boa segmento do Brasil. Vale lembrar que essas chuvas excessivas são fenômenos naturais, e não causam grandes problemas na natureza. Os problemas de enchentes são problemas sociais, causados, principalmente, por falta de planejamento urbano.

Esse tipo de enchente ocorre em áreas urbanizadas, geralmente resultantes de fatores que incluem:

  • Pavimentação de ruas;
  • Construção de edifícios;
  • Desmatamento e degradação ambiental;
  • Falta de planejamento urbano adequado.

As consequências das enchentes urbanas são diversas e afetam diretamente a população. Podemos referir prejuízos materiais, uma vez que perda de bens, veículos e danos às edificações. Existem também prejuízos sociais, uma vez que desalojamento de pessoas, problemas na mobilidade urbana e proliferação de doenças transmitidas pela chuva.

Fatores uma vez que a habitação em áreas de encostas ou próximas a rios acabam por exacerbar estas enchentes. Desta forma, entendemos a enchente uma vez que um evento originário, porém, que razão consequências sociais devido a causas humanas.

Carros parados com água os cobrindo até a metade

Uma vez que evitar enchentes

Evitar enchentes é um duelo multíplice que requer esforços de diferentes setores da sociedade, uma vez que governos, empresas e comunidades locais.

Algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir ou minimizar as enchentes são: o planejamento urbano, preservação de áreas de rios, instrução e conscientização ambiental e o investimento em políticas públicas.

Para saber mais, leia:

Source link

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário