Como treinar os professores?

como treinar o professor

Como treinar os professores?. O treinamento para professores é, hoje, um processo fundamental para a absorção de inovações cada vez mais velozes e revolucionárias. Afinal, eles são agentes fundamentais para colocar em prática grande parte das estratégias e metodologias planejadas.

E isto ficou ainda mais claro durante a pandemia da COVID-19, quando as escolas precisaram realizar uma transformação digital de urgência. Além da falta de infraestrutura, a dificuldade e falta de conhecimento dos professores em lidar com as ferramentas tecnológicas potencializam as consequências deste período.

Uma solução, portanto, que garantiria a manutenção das atividades educacionais remotamente e que agilizaria a transformação digital, acabou trazendo mais prejuízos que benefícios.

Isso impossibilitou que as instituições e os alunos acessassem as vantagens do uso da tecnologia na educação. 

O treinamento para professores seria, portanto, uma das melhores maneiras de contornar este e outros desafios. Mas a capacitação é uma responsabilidade de quem? Do Governo, dos gestores, do próprio professor?

Vamos responder esta pergunta no decorrer deste artigo, além de explicar melhor as vantagens e como fazer treinamento para professores! Continue a leitura!

Por que é tão importante investir em treinamento para professores?

O treinamento é fundamental para qualquer colaborador, principalmente no cenário atual com tantas mudanças e inovações. É por meio da capacitação e da atualização que o profissional consegue acompanhar as tendências e adquirir conhecimentos e habilidades necessários para colocá-las em prática.

Dessa forma, ele pode auxiliar a empresa a atingir os melhores resultados com suas tarefas diárias. O primeiro ponto, portanto, que torna importante o treinamento para professores é se manter atualizado sobre inovações, oportunidades e mudanças da sociedade.

O segundo é um reflexo direto desta questão, o treinamento gera crescimento para o próprio professor, que pode alcançar ainda mais sucesso na sua jornada profissional. Atuando, assim, como um estímulo para melhoria contínua de suas habilidades.

Outro ponto importante é a congruência da prática do docente com os objetivos da instituição educacional. Com um treinamento para professor, a escola pode alinhar as expectativas com as habilidades dele, repassando, desta forma, diretrizes, visão, missão e metas da organização.

Isso gera compreensão e, consequentemente, uma prática mais coesa entre os agentes, facilitando as dinâmicas pedagógicas e gerenciais

E na prática, quais as vantagens do treinamento para professores?

O treinamento para professores é de extrema importância no direcionamento das atuações pedagógicas. Com isso, os docentes podem desenvolver atividades, estratégias e metodologias alinhadas à demanda da instituição, com conhecimento e muito mais facilidade.

O entendimento gera mais segurança no ambiente de trabalho, melhorando, assim, o engajamento do professor nas atividades e propostas da instituição.

  • Melhora do processo de ensino e aprendizagem

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do treinamento para professores: a possibilidade de aplicar técnicas e metodologias com mais eficiência, melhora consideravelmente o processo de ensino e aprendizagem.

Auxiliando, portanto, na transmissão do conhecimento, na intermediação das trocas dentro da sala de aula e, consequentemente, no desenvolvimento dos estudantes.

  • Inserção de uma cultura de mudanças e melhoria contínua

Como mencionamos acima, o treinamento para professores é uma ferramenta indispensável para agilizar a adaptação dos professores a tendências, inovações e ferramentas tecnológicas.

Afinal, eles estarão capacitados a colocá-las em prática, tornando o processo de absorção muito mais simples e rápido. Sem contar, claro, que terão propriedade em utilizá-las na sua rotina, participando ativamente da cultura de melhoria contínua dentro da instituição.

  • Ganhos no relacionamento entre todos os agentes educacionais

Existem tipos de treinamentos para professores focados no comportamento, capazes de apresentar conhecimentos como comunicação, resolução de problemas, intermediação e tantos outros fundamentais ao relacionamento entre gestores, docentes, alunos e responsáveis.

O ganho nesse cenário gera inúmeros benefícios para instituição e, inclusive, para o processo de ensino e aprendizado, pois aproxima todos, aumentando a identificação e a colaboração.

  • Aumento do potencial competitivo

Esta é uma vantagem do treinamento para professores que impacta diretamente no sucesso da instituição de ensino. Com docentes capacitados, a escolha ganha eficiência, autoridade e presença no mercado.

A consequência disso é o aumento do potencial competitivo, possibilitando que a empresa conquiste novos parceiros, alunos e oportunidades.

Quais os melhores treinamentos para professores?

Hoje, existe uma infinidade de metodologias, formatos e tipos de treinamento para professores online e presencial. Para definir qual o melhor é preciso estudar algumas questões, como:

  • Qual o objetivo com o treinamento? Integração, técnico, motivacional, reciclagem, comportamental etc.;
  • Que tipos são mais adequados ao time de professores?
  • Qual capital será destinado?
  • Por quanto tempo o treinamento será aplicado, em qual horário?
  • Os professores receberão algum incentivo para realizá-lo?
  • Com qual frequência eles serão aplicados?

Antes de responder estas perguntas, é fundamental escutar o feedback dos professores e a opinião deles a respeito dos melhores treinamentos e opções. Assim, as chances de engajamento e participação aumentarão consideravelmente.

Vale ressaltar que os treinamentos escolhidos podem se alternar conforme o objetivo do momento. Por exemplo, a reciclagem é uma ótima opção para atualizar os professores sobre novas técnicas e ferramentas. Já o técnico, assim como o comportamental, é fundamental para docentes novos, que acabaram de entrar na instituição.

Resumindo, o modelo, a metodologia e o melhor treinamento para professores depende de inúmeros fatores. Mas, para te ajudar no processo de escolha, listamos alguns portais e instituições especializados:

Alguns destes podem ser realizados online, dentro ou fora do local de trabalho, outros presencialmente, segundo a demanda e as possibilidades do time educacional. Outra possibilidade é inserir os treinamentos para professores na rotina da escola, como as certificações disponibilizadas pelo Google.

Saiba mais nos tópicos abaixo!

Como fazer treinamento para professores com o Google?

Instituições certificadas podem ter acesso a diversos treinamentos Google para professores e gestores. Aquelas que possuem as versões pagas do Workspace também contam com essa possibilidade e ainda suporte de especialistas.

A maneira de realizar o treinamento para professores é muito simples, basta escolher dentre as inúmeras opções disponíveis na plataforma Google, desde certificações pagas até cursos completamente gratuitos. 

Vale citar que o Google for Education é uma central na nuvem, com propostas de interação e criação para educadores. Além disso. E o melhor, as soluções são exclusivas para profissionais da área, considerando suas demandas e tendências de mercado levantadas por um dos principais líderes em inovação e tecnologia. 

Confira abaixo algumas das opções de treinamentos para professores oferecidos pela plataforma Google for Education:

Além dos treinamentos, os professores e gestores também podem acessar programas e certificações, tais como:

Certificações

  • Programa Certified Coach – com o objetivo de formar educadores para atuar como coaches instrucionais de outros professores;
  • Programa Inovador Certificado – a ideia é desenvolver o professor para o seu crescimento profissional, com incentivo ao uso de tecnologias de grande impacto e a inclusão de inovações dentro e fora da sala de aula; 
  • Programa Instrutor certificado – Como o próprio nome sugere, o treinamento é focado no desenvolvimento de novos instrutores para auxiliar outros profissionais no uso das ferramentas do Google for Education.

Por fim, temos as certificações pagas do Google for Education, que funcionam como um selo de aprovação das habilidades, conhecimentos e práticas dos educadores. Além disso. Elas são divididas em dois níveis: ‘Educador nível 1’ e ‘Educador nível 2’.

A primeira é indicada para professores com conhecimento nas ferramentas Google e na sua implementação. Além disso. Devem comprovar, portanto, a afinidade com a tecnologia no ambiente escolar. 

Para professores com saberes mais avançados, é indicada a segunda opção e devem comprovar fluência digital para criar diferentes metodologias e soluções de ensino-aprendizagem.

Quer saber mais sobre os programas, certificações e treinamentos para professores na plataforma Google for Education? Então, confira – Curso Google for Education para professores: como fazer?

Quer levar o Google for Education para sua escola?

Quer fazer ou aplicar os treinamentos para professores e ainda implementar o Google for Education na sua escola?

Por fim,

A Safetec Educação te ajuda neste processo, desenvolvendo um diagnóstico personalizado, com o suporte para trazer mais inovação para sua escola. Além disso. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

 

Tags:

Sobre o Autor