Atividades de Vogais para educação infantil

Atividades de Vogais para educação infantil. Confira as atividades para ensinar as vogais na Educação Infantil. Além de folhas, as atividades sugeridas incluem a montagem de um livro com a colaboração das crianças e um jogo que pode ser feito na escola ou em casa.

Atividade 1: vogais escondidas

Atividade para preencher as vogais
Clique na imagem para imprimir

Atividade 2: vogais coloridas

Atividade para encontrar e pintar as vogais
Clique na imagem para imprimir

Atividade 3: vogais iniciais

Atividade de circular a vogal inicial das palavras
Clique na imagem para imprimir

Atividade 4: complete com as vogais

Atividade de completar palavras com as vogais
Clique na imagem para imprimir

Atividade 5: caça às vogais

Escreva as vogais em folhas ou em cartões e esconda-as no ambiente onde a atividade será feita. Proponha às crianças uma caça às vogais, dizendo que cada vez que encontrarem uma vogal têm de dizer mostrar e dizer qual ela é em voz alta.

Distribua as folhinhas e proponha que as crianças levem para casa para pintar e, com a ajuda de alguém mais velho, recortar os seus cartões e fazer o mesmo jogo onde quiser para praticar.

Cartões para caça às vogais maiúsculas
Clique na imagem para imprimir
Cartões para caça às vogais minúsculas
Clique na imagem para imprimir

Atividade 6: casinha das vogais

Providencie um saco que não seja transparente e coloque vários objetos dentro dele que comecem com vogais. No chão, desenhe cinco casinhas, uma para cada vogal, com giz.

Disponha as crianças em roda e diga que tem um saco com objetos que saíram para passear e agora têm que voltar para casa, porque já está ficando tarde.

Comece a retirar os objetos do saco, um a um. Cada vez que um objeto é tirado, as crianças devem indicar a casinha para onde o objeto deve ir. No final da atividade, todos os objetos devem ter voltado para a sua casinha.

Atividade 7: livro de imagens (começando pelas vogais)

Em um caderno, em fichário ou em várias folhas grampeadas, faça um livro de imagens de cada uma das letras do alfabeto. Envolva todos os alunos para a criação desse livro, que deve ser feito durante todo o ano letivo.

Escreve cada uma das letras em uma folha, no canto superior direito. Comece pelas vogais. Primeiro, converse com os alunos e verifiquem se na sala há alguém cujo nome comece com uma vogal. Se tiver, peça uma foto da criança aos pais ou tire foto para imprimir e colar na folha da respectiva vogal.

Em outro momento, distribua jornais e revistas e ajude as crianças a procurarem coisas que comecem com vogais. Recortem e colem nas respectivas folhas.

Sempre que uma criança descobrir uma imagem de algo que comece com uma vogal, recorte e cole no livro com a participação deles.

Quando o livro já tiver muitas letras, mesmo que não tenham todas, o professor, pode folhear o livro com os alunos e, juntos, inventarem uma história a partir das imagens que conseguiram reunir no livro montado com a colaboração de todos.

 

 

Tags:

Sobre o Autor